Altominho.tv

Paredes de Coura investe um milhão de euros na reabilitação da Escola Básica

Paredes de Coura vai investir um milhão de euros na reabilitação da Escola Básica.

Segundo a autarquia, “são quase 1 milhão de euros, mais precisamente 992 924,03€, o valor total para a reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo de Paredes de Coura”.

A Câmara considera que este é “um esforço financeiro significativo para transformar o atual equipamento numa escola de cara nova, mais bonita, mais funcional, mais bem apetrechada e com melhores condições de segurança, mobilidade e de lazer para que as crianças courenses, professores e auxiliares da educação continuem a ter muito orgulho numa escola que tem formado sucessivas gerações de jovens deste concelho do Alto Minho”.

“Investir em educação é investir no futuro de Paredes de Coura. Uma terra boa para viver só é possível com boa educação, com bons recursos humanos e com bons equipamentos educativos”, recorda Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, realçando que “o projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos e melhores condições de segurança e mobilidade. Em Paredes de Coura há um compromisso com a educação dos nossos jovens. A educação é estratégica: forma cidadãos, aumenta a competitividade do nosso território e transforma vidas”, sublinhou. 

A reabilitação da Escola Básica do 1º Ciclo, cuja participação do FEDER envolve 688 810,21 €, faz-se ao abrigo da iniciativa “Prioridade de Investimento: 10.5 – Investimento no ensino, na formação, na formação profissional e nas competências e na aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas de formação e ensino” e tem por objetivo, no caso de Paredes de Coura, garantir a equidade no acesso à educação e contribuir para a melhoria geral das condições para a educação, incrementando igualmente pela melhoria dos espaços exteriores e a capacidade de acolhimento de crianças com deficiência ou incapacidade.