Altominho.tv

Paredes de Coura acolhe conferência e exposição sobre Elzira Dantas Machado

“Elzira Dantas Machado – Pátria e República” é o tema da conferência que vai acontecer no próximo sábado, pelas 11h00, na Casa do Conhecimento, em Paredes de Coura. A iniciativa integra o ciclo de conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”.

A conferência, a cargo de António Pires Ventura, professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa e diretor da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa e do Centro de História da Universidade de Lisboa, vai abordar o percurso biográfico de Elzira Dantas Machado, com destaque para o seu relacionamento com Bernardino Machado e sua inserção nos movimentos femininos e republicanos da I República.

O programa inclui também uma mesa redonda, moderada pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, que contará com a participação de António Pires Ventura, Aquilino Machado, professor assistente convidado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Geográficos, e José Cândido Oliveira Martins, professor associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

A sessão encerra com uma visita à exposição “Mantelães: uma Geografia Sentimental de Elzira Dantas Machado”, patente no Arquivo Municipal de Paredes de Coura, com curadoria de Aquilino Machado.

A conferência será transmitida através da página de Facebook do município.