Altominho.tv
MUNICÍPIO DE PAREDES DE COURA

Paredes de Coura investe 400 mil euros na estratégia de educação para a transição digital

O município de Paredes de Coura está a avançar com a estratégia de educação para a transição digital, num investimento de 400 mil euros. Segundo a autarquia, a iniciativa engloba várias medidas que visam “preparar as gerações futuras para um mercado profissional que não se conhece e profissões que ainda não foram inventadas”.

“Temos de preparar os nossos alunos, os nossos jovens para os desafios de uma sociedade em constante mudança que consiga conciliar a inovação tecnológica com os modos de fazer, sejam eles tradicionais ou contemporâneos. Imaginar um ambiente de trabalho totalmente livre da presença de seres humanos não passa de ficção científica”, explicou o presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, citado na nota enviada à imprensa.

“Mesmo os robôs mais avançados precisam da presença de técnicos especializados para sua manutenção e programação e além do mais será sempre necessária a mão humana como ferramenta produtiva”, sublinhou.

O autarca defende que “a escola tem de ser um lugar aberto à modernidade tecnológica” e considera que “as novas tecnologias são ferramentas fundamentais para promoverem a inovação no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade e a inovação”.

O município adianta que, no âmbito desta estratégia de educação para a transição digital, “foram fornecidos e instalados 80 computadores no Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura para reforço das condições de acesso à informação e digitalização”.

Paralelamente, “estão em funcionamento e implementação duas incubadoras, a Elevadora e a Empreende Makers, que apostam num plano de formação gratuito que tem em vista estimular a criação e o empreendedorismo”. A formação “é feita, preferencialmente, em horário não laboral e destina-se a todos os públicos, abarcando áreas como a robótica, a testagem de programação, o inglês para o mundo empresarial, e as ações que incorporam a filosofia maker (impressão 3D, o têxtil, corte laser)”.