Altominho.tv
Alto Minho

Caminha decreta dois dias de luto municipal pelo falecimento de Francisco Sampaio

A Câmara Municipal de Caminha decretou dois dias de luto municipal, que serão cumpridos sábado e domingo, dias 1 e 2 de janeiro, pelo falecimento do dr. Francisco Sampaio, ocorrido hoje, aos 84 anos de idade. A Bandeira Nacional estará a meia haste.

De acordo com o comunicado enviado às redações, a câmara Municipal de Caminha considera que “Francisco Sampaio deixa um relevante legado na área da Cultura, particularmente no Turismo, setor que cedo percebeu ser uma atividade económica de relevo, capaz de diferenciar e de trazer riqueza ao território. O seu papel foi determinante enquanto Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, um cargo que abraçou com paixão durante muitos anos de trabalho entusiasmado e incansável”.

“Homem sempre interessado na sua comunidade, Francisco Sampaio envolveu-se no campo associativo, mas também na vida autárquica, tendo presidido à Assembleia Municipal de Caminha”, pode ler-se no comunicado.

Há quatro anos, assinalando o seu 80º aniversário, a Câmara Municipal teve ocasião de homenagear Francisco Sampaio, na sua amada Vila Praia de Âncora, partilhando a sua vida e obra no Forte da Lagarteira, através da exposição “Francisco Sampaio – 80 anos”.

Cerca de um ano depois foi inaugurado o “Passeio Francisco Sampaio”, que integra a Ecovia do Litoral Norte. Um Passeio integrado num cenário que recorda o Homem que fez do Turismo uma causa.