Altominho.tv

Caminha mantém Rede Complementar de Apoio à população

A Câmara de Caminha informou esta quinta-feira que a Rede Complementar de Apoio, criada em março de 2020, continua ativa para apoiar a população.

Em comunicado, a autarquia sublinha que a iniciativa “nunca foi interrompida”, mas alerta para a existência deste recurso, que “continua disponível à distância de um telefonema”.

A Rede Complementar de Apoio “volta a ter um papel fundamental neste período, em que o recrudescimento dos contágios por Covid-19 impõe maior recato, sobretudo aos idosos e grupos mais vulneráveis, assim como a pessoas que se encontrem em isolamento ou impedidas, de alguma forma, de realizar as suas compras e tarefas normais do dia-a-dia”, justifica o município.

“Satisfazer pedidos de munícipes que, por serem pessoas com riscos de saúde acrescidos ou por manterem o recato que a situação exige, não podem ou não querem deslocar-se ao exterior para adquirir bens considerados fundamentais na gestão quotidiana” é o propósito inicial da iniciativa criada para fazer face à pandemia.

Géneros alimentares e medicamentos constituem a maioria das muitas centenas de pedidos atendidos ao longo deste período, mas há outros serviços prestados, desde entregas de botijas de gás ou fraldas para bebé até aos menos habituais, como carregamentos de telemóveis a pessoas mais idosas e cintas pós-operatório, combustível para máquinas agrícolas e outros.

Rede Complementar de Apoio dirige-se a toda a população do concelho de Caminha, com ou sem dificuldades económicas. No caso da pessoa apresentar, de forma comprovada, dificuldades económicas, o município assume a despesa em parte ou no seu todo.

Esta rede é coordenada pelo município e integra um representante de cada junta de freguesia, nomeadamente o presidente da Junta, bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.