Altominho.tv
DR

Noite dos Medos com novo local e programa devido à previsão de chuva

O município de Melgaço anunciou que a “Noite dos Medos”, agendada para sábado, vai decorrer no pavilhão gimnodesportivo do Centro de Estágios. As condições meteorológicas adversas previstas para o fim de semana provocaram a alteração dos locais do evento e o cancelamento do Cortejo dos Medos e o espetáculo de Alquimia. 

Após um ano de interrupção devido à pandemia, assinala-se este ano a 5.ª edição que inclui iniciativas sob a temática do Cinema, promovidas pelo Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, e associadas ao programa Motelx on Tour 2021, promovido pelo Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Uma exposição de cartazes de filmes da coleção Jean Loup Passek, patente na Casa da Cultura, de 30 de outubro a 30 de novembro, com o tema “O medo na 7ª arte”, sessões de cinema com Alfred Hitchcock, no Museu de Cinema de Melgaço, de 30 de outubro a 30 de novembro, e MotelX on Tour 2021 – Cinema de Terror na Casa da Cultura – uma sessão para crianças e uma sessão para a comunidade escolar do 1º ciclo (programa próprio), são as ações que pretendem promover o Cinema nesta edição da Noite dos Medos.

A exposição “Assombrações”, uma mostra composta por esculturas do artista Moncho Rogriguez e inspirada nos medos humanos, é também uma novidade do evento e vai estar patente de 22 de outubro a 2 de novembro, na Casa da Cultura.

Apesar da festa principal acontecer no dia 30, os “Medos” chegam a 29 de outubro. “Os animadores itinerantes vão espalhar o terror pelas ruas da vila de Melgaço, durante o período da tarde e noite, e a população e turistas são convidados a vestir-se a preceito e a participar no evento, seguindo as medidas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde”, revela o município.

Já no sábado, a Noite dos Medos arranca às 21h00 com o “Welcome Drink dos Medos” e, a partir das 21h30, decorre o espetáculo de dança, do Melgaço Dance Center, seguido da apresentação do concurso dos “Medos” e da Queimada Galega e o Esconjuro das Bruxas, bem como de uma representação do Cortejo dos Medos.

A primeira edição da Noite dos Medos aconteceu em 2017, para proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a autarquia apostou na decoração das ruas e do Castelo de Melgaço, desafiando também a população a decorar as suas casas e espaços comerciais ou a criar algum elemento alusivo à iniciativa.