Altominho.tv

Noite dos Medos está de regresso a Melgaço

Melgaço volta a vestir-se a rigor para celebrar, a 30 de outubro, mais uma “Noite dos Medos”. Este ano, o programa da 5.ª edição inclui iniciativas sob a temática do Cinema.

Na nota enviada à imprensa, o município adianta que uma exposição de cartazes de filmes da coleção Jean Loup Passek, patente na Casa da Cultura, de 30 de outubro a 30 de novembro, com o tema “O medo na 7ª arte”, sessões de cinema com Alfred Hitchcock, no Museu de Cinema, de 30 de outubro a 30 de novembro, e MotelX on Tour 2021 – Cinema de Terror na Casa da Cultura – uma sessão para crianças e uma sessão para a comunidade escolar do 1º ciclo são as ações que pretendem promover o Cinema nesta edição da Noite dos Medos.

A exposição “Assombrações”, uma mostra composta por esculturas do artista Moncho Rogriguez e inspirada nos medos humanos, é também uma novidade do evento e vai estar patente de 22 de outubro a 2 de novembro, na Casa da Cultura, na Rua Capitão Salgueiro Maia e no Castelo de Melgaço.

Apesar da festa principal acontecer no dia 30, os “Medos” chegam a 29 de outubro. “Os animadores itinerantes vão espalhar o terror pelas ruas da vila de Melgaço, durante o período da tarde e noite, e a população e turistas são convidados a vestir-se a preceito e assim a participar no evento, sempre seguindo as medidas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde”, revela o município.

Já no sábado, a Noite dos Medos arranca às 21h00 com o “Welcome Drink dos Medos” e, pelas 21h30, decorre a apresentação do concurso dos “Medos”, seguida do Cortejo dos Medos, desde a Casa da Cultura até ao Castelo de Melgaço, a partir das 22h30. Na chegada, às 23h15, está prevista a Queimada Galega e o Esconjuro das Bruxas, bem como um espetáculo de Alquimia.

A primeira edição da Noite dos Medos aconteceu em 2017, para proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a autarquia apostou na decoração das ruas e do Castelo de Melgaço, desafiando também a população a decorar as suas casas e espaços comerciais ou a criar algum elemento alusivo à iniciativa.

Concurso dos Medos

O concurso dos Medos vai voltar a realizar-se, mas, ao contrário de edições anteriores, os trabalhos a concurso não vão ser exibidos no auditório da Casa da Cultura, mas num novo palco no exterior, na Rua Capitão Salgueiro Maia.

A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço em colaboração com o município de Melgaço, pretende premiar os trabalhos mais criativos desenvolvidos para o evento “Noite dos Medos”. Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade e as entidades do concelho é o principal objetivo.

Este ano, a organização desafia à caracterização subordinada ao tema “Urna” e os trabalhos deverão distinguir-se pela reutilização de materiais. Todos podem participar, em nome individual ou como entidade do concelho de Melgaço, com exceção de propostas de outros concelhos que a organização considere que se enquadram no âmbito deste concurso e que representem um valor acrescentado para o evento.

As inscrições decorrem até 22 de outubro e são admitidas candidaturas para as categorias Escola, Individual e Grupo.