Altominho.tv

Joaquim Sá sagra-se campeão nacional e conquista a melhor marca europeia do ano

Decorreu no passado sábado, 4 de Setembro na cidade de Felgueiras o Campeonato Nacional de Estrada organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo do Porto e com o apoio do município anfitrião.

O atleta Joaquim Sá do escalão M70 (atletas de 70 a 74 anos) percorreu os 10km em 45.14 vencendo destacado com 43 segundos de avanço, sagrando-se Campeão Nacional e conquistando ainda a Melhor Marca Europeia do Ano.

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez (CAAV) fez-se representar por dois atletas neste evento que foi disputado na distância de 10km.

Completaram o pódio Adérito Alves do SC Salgueiros e Joaquim Gomes do CPR A-do-Barbas. José Correia do escalão M50 (atletas de 50 a 54 anos) após recuperar de uma prolongada lesão alcançou um meritório 10º lugar em prova vencida pelo Campeão Mundial Davide Figueiredo.

A atleta Júnior Sara Cunha também iria participar, mas infelizmente sofreu de efeitos secundários devido à toma da vacina, o que a impossibilitou de alinhar nesta corrida.

O evento respeitou todas as normas de combate à pandemia e contou com a participação de 509 atletas.

A próxima competição em que o CAAV marcará presença será o Campeonato Nacional de Maratona a 17 de Outubro em Lisboa onde novamente alinharão Joaquim Sá e José Correia.

Recorde-se que há cerca de 3 meses, Joaquim Sá bateu a melhor marca mundial do ano do seu escalão M70 (70 a 74 anos) com o tempo de 6.11,14 roubando por mais de 50 segundos a liderança do Ranking Mundial ao atleta norte-americano Donald Loewe (7.02,56).