Altominho.tv

Jogo dedicado à uva Alvarinho apresentado nas escolas de Monção e Melgaço

No dia da sub-região de Monção e Melgaço, a empresa Soalheiro lançou o jogo virtual “A Aventura da Uva Alvarinho” junto das escolas dos dois concelhos, que pintaram também um mural dedicado à uva e ao vinho.

Depois de, em 2020, o primeiro produtor de Alvarinho em Melgaço ter editado e distribuído mais de três mil livros “Alvarinho – A história de uma uva que queria ser território” pelas casas dos alunos de Monção e Melgaço, a história ganha agora vida no jogo “A Aventura da Uva Alvarinho”.

Segundo a empresa, o desafio, de acesso gratuito, convida os mais novos a ajudar a uva Alvarinho a seguir o seu percurso da vinha ao vinho, combatendo os “inimigos” como o míldio ou as geadas.

O livro foi apresentado esta segunda-feira aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Monção e Melgaço, que em conjunto com os professores, em cada um dos concelhos, pintaram um mural alusivo à casta Alvarinho e à tradição vitivinícola da sub-região.

Para o enólogo do Soalheiro, a aproximação com a comunidade escolar tem como missão “a valorização e preservação da tradição vitivinícola de Monção e Melgaço, como base de sustentabilidade económica, social e ambiental da região”.

“Numa cultura de produção de minifúndio, em que as vinhas são tratadas pelas famílias como jardins, a envolvência das novas gerações neste legado é a chave para fazer perdurar a identidade e o futuro. São estes os futuros protagonistas e defensores do território”, defende Luís Cerdeira, citado na nota enviada à imprensa.

Além do jogo, a Quinta de Soalheiro lançou ainda o kit “À Descoberta do Território”, que inclui uma garrafa de vinho Alvarinho, uma manga, um saca-rolhas, dois copos, um queijo de cabra e um voucher, tudo acondicionado num saco, cujo bolso é feito com um tecido alternativo ao couro, produzido com resíduos vegetais das uvas, resultantes das vindimas.