Altominho.tv

Altominho TV participa em webinar sobre papel das televisões regionais no século XXI

O enfraquecimento ou desaparecimento de meios de proximidade e o nascimento de novos projetos digitais marcam o atual panorama noticioso. “Quem são e qual o papel das televisões regionais no século XXI?” é o mote para o webinar que decorrerá esta quinta-feira, com a participação da Altominho TV.

A iniciativa, promovida numa parceria entre o GT de Media Regionais e Comunitários e o GT de Estudos Televisivos da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), pretende “dar resposta a esta e outras perguntas sobre um tema tão pertinente e atual dentro do ecossistema audiovisual português”.

“Num tempo de proliferação de plataformas de distribuição de conteúdos e, em consequência, de abundância de informação, os meios de proximidade parecem perder o seu posicionamento estratégico junto das comunidades que servem. De uma forma generalizada, o contacto e o conhecimento com o/do “outro” numa dimensão globalizada mostra-se mais apelativo do que a vivência informada numa dimensão localizada, tendo em vista a construção de uma ideia de aceitação e normalização do “eu” em sociedade. Perante este cenário, temos assistido à perda de força de alguns desses meios ou mesmo ao seu desaparecimento, mas, e em contraciclo, vemos nascer novos projetos em ambiente digital com alcance e adesão”, lê-se na apresentação do evento.

O webinar, previsto entre as 18h00 e as 19h00, vai contar com a participação da jornalista da Altominho TV, Andreia Ferreira, do jornalista da TVI e apresentador do programa País 24, João Fernando Ramos, e do investigador da Universidade da Beira Interior, Pedro Jerónimo. A moderação estará a cargo de Pedro Coelho, jornalista da SIC e docente na FCSH-UNL.