Altominho.tv

IPMA confirma queda de neve para o Alto Minho e forte agitação marítima

O Alto Minho  e alguns distritos de Portugal continental vão estar a partir de hoje e pelo menos até terça-feira com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve.

O distrito de Viana do Castelo vai entrar amanhã, segunda-feira, em aviso laranja por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em cinco dos sete distritos referenciados no ‘site’ do IPMA, o aviso laranja vigora entre as 00h00 de segunda-feira e as 11h00 de terça-feira. O IPMA aponta para ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.

A partir da madrugada de segunda-feira, chegará o ar polar associado à “Tempestade Bella“, com muito vento frio, sendo a precipitação em forma de neve a cotas relativamente baixas.

No Alto Minho está prevista queda de neve, que começará nos pontos mais altos, em particular nas serras da Peneda, Soajo e Amarela.

Está prevista na segunda-feira, queda acima dos 900 metros, na terça-feira descerá pontualmente aos 700 metros e na quarta-feira aos 800 metros.

O modelo WRF apresenta incidência de queda de neve para os próximos 5 dias, em particular na zona do PNPG. Segundo este modelo, podem acumular entre 40 a 80 cm’s de neve:

Enquanto a neve não chega, pode recordar a reportagem que a AltominhoTV realizou durante a última nevada (ocorrida há 3 semanas), nas zonas mais elevadas de Melgaço. A neve começou a cair durante a madrugada e manteve-se durante mais de 4 dias.