Altominho.tv

Conheça as regras que entram em vigor esta quinta-feira no Alto Minho

Portugal continental tem a partir desta quinta-feira às 0h00 e até sábado algum alívio nas restrições aplicadas devido à pandemia de covid-19, sem proibição de circulação entre concelhos e com recolher obrigatório às 02h00 na véspera e dia de Natal.

A lista que divide os municípios entre os níveis moderado, elevado, muito elevado e extremo de contágio foi divulgada pelo Governo na semana passada, mas apenas produzirá efeito a partir das 00h00 desta quinta-feira, quando entrar em vigor o novo estado de emergência, que se prolonga até às 23h59 de 07 de janeiro.

Ou seja, as restrições aplicadas devido à pandemia de covid-19 em cada um dos concelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, apenas começam a ser aplicadas na quinta-feira.

A AltominhoTV recorda todas as regras em vigor, assim como as diversas exceções que permitem um pequeno alívio das normas no Natal, apesar de estarem proibidas as festas na noite de 31 de dezembro.

É possível viajar na véspera de Natal, assim como almoçar no dia de Natal com família que vive noutro concelho, mas só até às 23h00 de sábado, 26 de Dezembro.

Em todo o país foi permitida a liberdade de circulação entre concelhos, mesmo os que estão na lista de risco muito elevado e extremamente elevado. No sábado, o recolher obrigatório regressa às 23h00 e no domingo regressam as regras em vigor no seu concelho. Se vive num concelho de risco muito elevado ou extremo, só pode circular até às 13h00 de domingo, dia 27.

Nos primeiros três dias do período natalício (24, 25 e 26), há regras diferentes das que têm vigorado no último mês.

No Alto Minho, se vive num concelho de risco moderado (o mais baixo da escala) de acordo com a última atualização do mapa de risco, como Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e Melgaço, não tem qualquer recolher obrigatório.

Já nos restantes concelhos com risco elevado, muito elevado e extremo, como Viana do Castelo, Caminha, Valença, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Monção, a circulação na via pública à noite é permitida com algumas limitações:

-Na noite de dia 23 para 24 é permitida a circulação na via pública apenas para quem se encontre em viagem;
-Nos dias 24 e 25 é permitida, até às 2h00 do dia seguinte;
-No dia 26 é permitida até às 23h00 e a partir daí volta a regra que tem estado em vigor no último mês. Se viver em concelhos de risco muito elevado ou extremo, terá de se recolher a partir das 23h00 nos restantes dias.

É possível jantar fora na véspera ou no dia de Natal, pois os restaurantes poderão estar abertos até à 1h00 da madrugada nas noites de 24 e 25. No sábado, dia 26, os restaurantes podem funcionar até às 15h30 nos concelhos de risco muito elevado e extremo, voltando a ter que encerrar portas às 13 horas no domingo. Podem continuar a trabalhar, mas apenas em serviço take away .

No período da passagem de ano, entre a meia-noite de 31 de Dezembro e as 5h00 de 4 de Janeiro vigora a proibição de viajar entre concelhos a nível nacional.