Altominho.tv

Novo fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13h00 em cinco concelhos do Alto Minho

Os 5 concelhos do Alto Minho em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão de covid-19 voltam hoje a ter recolher obrigatório a partir das 13h00, com o comércio e a restauração a ter também de fechar portas a essa hora.

É o quinto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 ao fim de semana é aplicada nos concelhos considerados de risco muito elevado ou extremo de transmissão pelo novo coronavírus, com 113 municípios atualmente incluídos nestes dois níveis de risco.

A decisão de manter esta restrição neste e no próximo fim de semana foi anunciada na semana passada pelo primeiro-ministro, António Costa, que disse que a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

Assim, nos 113 municípios a nível nacional em risco muito elevado ou extremamente elevado de transmissão de covid-19 é proibido circular na via pública entre as 13h00 e as 05h00.

Os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 08h00 e as 13h00. A restauração pode funcionar depois desse horário, mas apenas para ‘take-away’ e entregas ao domicílio.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13h00 os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

No Alto Minho, a medida abrange os concelhos de Valença (risco extremamente elevado), Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (risco muito elevado).

Recorde-se que o mapa de risco voltará a ser avaliado em 18 de dezembro para confirmar a tendência de melhoria da pandemia de covid-19.

De acordo com o relatório de situação divulgado ontem pela ULSAM o Alto Minho, apesar da confirmação de novos casos, os 10 concelhos registaram um decréscimo do número total de casos ativos.

Esta situação poderá alterar a configuração do mapa de risco nos concelhos do Alto Minho, pelo que as consequentes restrições poderão alterar substancialmente com a nova avaliação que será divulgada no próximo dia 18 de dezembro.