Altominho.tv

Capitania de Caminha alerta para vento forte e agitação marítima

A Capitania do Porto de Caminha emitiu um alerta para a previsão de agravamento das condições meteorológicas entre esta quinta-feira e domingo.

Em comunicado, a Capitania de Caminha adianta que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é esperado “vento forte de noroeste, com rajadas que poderão atingir os 70 km/h, e que poderá originar ondulação do mesmo quadrante com cinco a sete metros de altura significativa”.

O IPMA colocou o distrito de Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, entre as 00h00 de sexta-feira e as 17h00 de sábado. Ainda por causa do estado do mar, encontra-se sob aviso amarelo entre as 21h00 desta quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

Entretanto, entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, o Alto Minho vai estar sob aviso amarelo (menos grave) devido à previsão de vento forte. O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para o distrito devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00h00 e as 18h00 de sexta-feira.

A Capitania de Caminha aconselha as populações a tomar especial cuidado na circulação junto à orla costeira e locais mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.

Recomenda  ainda “evitar passeios à beira-mar e o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, mantendo atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança”.

Para a comunidade marítima, a Capitania de Caminha recomenda “evitar praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente a pesca, o regresso ao porto de abrigo mais próximo, o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora e a adoção de todas as medidas de precaução”, lê-se na nota enviada à imprensa.

De acordo com a nota do órgão local da Autoridade Marítima Nacional, o aviso vai estar em vigor a partir do final do dia de hoje, prolongando-se durante todo o fim de semana.

Por motivos de segurança, está ainda previsto o encerramento das barras de Caminha e Vila Praia de Âncora a partir das 18h00 desta quinta-feira.