Altominho.tv

Câmara de Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 20 milhões de euros para 2021

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou um orçamento de 20 milhões de euros para 2021, que tem “as funções sociais – educação, segurança e ação social – como áreas prioritárias”.

Para o presidente da autarquia, citado em comunicado, o orçamento agora aprovado tem “como prioridade” as pessoas e as suas necessidades, “procurando garantir a saúde económico-financeira da Câmara Municipal”.

“Uma crise desta dimensão não se desvanece em meses, nem em anos, pelo que 2021 será um ano de desafios excecionais e de recuperação”, refere Fernando Nogueira, acrescentando que “é neste horizonte comum que o Poder Local também desempenha um papel preponderante, com a delineação e implementação de políticas e ações que incidam na proteção social das pessoas e no apoio à economia e ao emprego”.

O documento foi aprovado, por unanimidade, em reunião camarária realizada esta segunda-feira, e vai ser apreciado e votado em assembleia municipal, na sessão ordinária de dezembro.

Segundo a autarquia, “as Grandes Opções do Plano totalizarão, em 2021, cerca de 11,5 milhões de euros, valor que representa um aumento de quase 40% face a 2020, representando 58% do orçamento global”.

O orçamento contempla “empreitadas delegadas na empresa Águas do Alto Minho para a execução, remodelação e beneficiação do sistema de abastecimento de água em várias freguesias do concelho, num valor superior a cinco milhões de euros, ao qual se somará ainda cerca de 350 mil euros para a continuação do investimento do Sistema de Águas Residuais Domésticas (saneamento) na Freguesia de Sopo”.

O documento prevê ainda “outros investimentos em áreas distintas”, nomeadamente a requalificação global da Escola EB 2,3 de Vila Nova de Cerveira (nesta fase superior a dois milhões de euros), a beneficiação da rede viária do concelho (superior 1,3 milhões de euros), a adaptação do antigo edifício dos Bombeiros para edifício de Cultura e Inovação (1,1 milhões de euros), a eficiência energética – iluminação pública (386 mil euros), a reabilitação do auditório municipal (147 mil euros), o Parque da Amizade (cerca de 145 mil euros), a valorização da Incubadora de Indústrias Criativas de Vila Nova de Cerveira (200 mil euros) e a comemoração dos 700 anos da carta de foral de D. Dinis”.