Altominho.tv

Arcos de Valdevez entra na lista de concelhos com “risco elevado de transmissão”

A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, vai aumentar na próxima segunda-feira para 191. No distrito de Viana do Castelo, sobem para sete os concelhos abrangidos por aquelas medidas.

Além de Valença, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha, que já integravam a lista de municípios mais afetados pela pandemia de Covid-19, Arcos de Valdevez foi também considerado concelho de elevado risco.

A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios, em que estas medidas de restrição deixam de estar em vigor, a partir das 00h00 de sexta-feira, e inclui 77 novos concelhos a partir das 00h00 da próxima segunda-feira, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.