Altominho.tv
BARCA FM

Petição criada por jovem de Arcos de Valdevez quer “mais e melhores transportes públicos”

Uma jovem residente no concelho de Arcos de Valdevez lançou uma petição pública por mais e melhores transportes públicos no interior do país.

Na petição dirigida aos concelhos do interior e ao Governo, Patrícia Pereira reivindica “medidas mais inclusivas no que respeita à mobilidade das pessoas que habitam estes territórios”, nomeadamente, mais transportes que circulem com maior regularidade, mais ligações dentro e entre concelhos e também preços mais acessíveis e mais postos de venda de passes.

No texto, a jovem arcuense refere que é também necessário apostar em melhores condições de segurança nos transportes, na criação de passes para famílias numerosas e na informação disponibilizada aos utilizadores, considerando que nas paragens de autocarro deveriam constar os preços, horários e trajetos existentes.

A petição pretende, assim, alertar para a falta de serviços de proximidade e de mobilidade sentida por “dezenas de milhares de pessoas que moram no interior do país”.

“Existem paragens, mas não se investe na qualidade dos transportes, na sua frequência, na sua dinamização, e estes não cobrem nem as necessidades da população nem sequer todo o território”, sustenta Patrícia Oliveira, acrescentando que, em consequência dessa falta de investimento, “quem visita ou mora no interior, não encontra outra solução que não seja ter carro”. “Hoje, ter carro é uma obrigatoriedade, mas deveria ser uma escolha”, afirma.

Para a autora da petição, a solução passa pela “criação de uma rede de serviços municipal e intermunicipal”, que permita uma “mobilidade mais inclusiva, mais amiga do ambiente e mais económica para as famílias”.

A petição disponível online já recolheu cerca de 300 assinaturas.