Altominho.tv
APDL

APDL estreia-se na operação de abastecimento de gás natural a navios

Após reconversão do ferry Sicilia nos estaleiros da West Sea, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) abasteceu este navio com Gás Natural Liquefeito (GNL), na infraestrutura portuária de Viana do Castelo.

“Esta foi a primeira operação deste tipo alguma vez realizada nos portos geridos pela APDL”, adiantou, em comunicado.

O navio Sicilia, de 186 metros e com capacidade para transportar 1.000 passageiros e mais de 400 veículos, foi abastecido com cerca de 125m3 de GNL, após “meticulosa” avaliação de risco, sublinhou.

Neste navio, a West Sea instalou um tanque com capacidade para 425 m3 de Gás Natural Liquefeito, adaptou os motores do ferry e da casa das máquinas e instalou, ainda, sensores para monitorização, em tempo real, dos consumos e das emissões.

“A operação resulta na redução de 30% das emissões de CO2 do navio, a economização de mais de nove mil toneladas por ano de CO2 e a eliminação das emissões de enxofre e outras partículas. O navio tem, agora, uma autonomia de mais de mil milhas náuticas ao ser movido a GNL”, refere a APDL na nota enviada à imprensa.

A modernização deste navio passou ainda pela adoção de tecnologia “smart ship” que passa pela instalação de rede wi-fi, WhatsApp, Smart TV ou acesso aos camarotes através de um código QR .

“Continuamos a destacar-nos pela capacidade de modernização para responder às novas exigências do mercado, que cada vez mais vão de encontro a um futuro mais verde e sustentável. Pretendemos continuar na linha da frente rumo à transição energética e a um transporte marítimo menos poluente e mais eficiente”, conclui a APDL.