Viana do Castelo é o palco escolhido para debate sobre a inovação na fileira do pescado, reunindo especialistas, governantes e empresas do setor.
No próximo dia 5 de novembro, Viana do Castelo recebe a edição de 2026 da Expo Fish Portugal, evento de referência que junta representantes e profissionais do setor do mar para debater o papel da inovação na competitividade do pescado em Portugal.
O encontro terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, reforçando a ligação histórica, económica e cultural da cidade à atividade marítima.
Sob o tema “Do Mar ao Mercado: Inovação como alavanca de competitividade”, a conferência foca-se no impacto das novas soluções e tecnologias ao longo de toda a cadeia de valor — desde a produção e transformação até à comercialização e consumo —, visando a modernização e valorização da economia azul.
A sessão de abertura, agendada para as 9h30 após a receção dos participantes, contará com as intervenções de Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e de Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar.
Segue-se, às 10h00, a apresentação do keynote speaker Miguel Marques, da Skipper & Wool.
Pelas 10h30, realiza-se a mesa-redonda “Da investigação ao mercado: como acelerar a inovação na fileira do pescado em Portugal?”, que junta Maria Ana Martins, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Frederico Ferreira, do Fórum Oceano, Diana Viegas, do INESC-TEC.OCEAN, Manuel Tarré, da Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos Alimentares, e José Calheiros, da Associação Portuguesa de Aquacultores.
Outro dos momentos centrais da jornada será a apresentação dos projetos finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal 2026, iniciativa destinada a distinguir soluções de elevado impacto para o setor.
O programa inclui ainda um espaço de debate com anteriores vencedores do galardão, culminando com o anúncio dos novos premiados às 16h00.










