Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Museu do Traje apresenta nova imagem e exposições renovadas

O Museu do Traje de Viana do Castelo apresenta-se com uma nova imagem e uma programação variada de exposições para “atrair vianenses e turistas”.

A nova imagem e a renovação das exposições temporárias e permanentes visa “preparar a cidade para receber bem quem vem de férias ou visitar Viana do Castelo”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, citado em comunicado. O autarca afirma que “o Museu do Traje vestiu-se de festa para a altura das nossas festas”.

José Maria Costa assumiu que, “apesar da pandemia, o verão é sempre sinónimo de acréscimo do número de visitantes e que apesar de as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia irem acontecer em moldes diferentes, utilizando os meios digitais, o município quer apresentar-se atrativo, garantindo que os museus vianenses estão com os planos de contingência ativados e cumprem todas as regras de segurança”.

A vereadora com o pelouro do Património e Equipamentos Culturais, Carlota Borges, citada naquela nota, explica que o exterior do Museu do Traje foi reestruturado, tendo sido substituídas as lonas decorativas. “Uma das imagens apresenta um QR Code para que os visitantes possam aceder, através do telemóvel, aos vídeos que o município dispõe sobre o museu”.

A 23 de julho, será inaugurada a exposição itinerante “Bem-vinda sejas Amália”, que está a assinalar o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. A exposição estará disponível em Viana do Castelo até 3 de setembro. No mesmo espaço, estará também exposto o traje que a artista envergou em 1998, quando esteve em Viana do Castelo, enquanto presidente da Comissão de Honra das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

De 6 a 22 de outubro, o Museu do Traje estará encerrado, para remodelações. Depois, a 23 de outubro, inaugura a exposição “O Traje no Mundo Infantil”, que irá apresentar os trajes típicos envergados pelos mais pequenos, num apelo às escolas e aos mais jovens, estando disponível até 29 de novembro.

Para o final do ano vai ser inaugurada uma exposição permanente dedicada a Amadeu Costa, cujo centenário do nascimento se celebra a 23 de outubro. Amadeu Costa sempre teve um papel determinante na divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização da Romaria d’Agonia. Organizou também a exposição Traje Regional, a primeira que se realizou no Museu do Traje e, por esta razão, o museu atribuiu a uma das suas salas o nome de Galeria Amadeu Costa.