Altominho.tv
FACEBOOK JANELAS CONVIDA

Projeto “Janelas ConVIDA” do Politécnico de Viana distinguido com prémio

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou que o projeto lançado por estudantes para contrariar o “isolamento” de idosos em período de confinamento foi o vencedor da primeira fase do Prémio Santander Universitário UNI-COVID19.

A iniciativa “Janelas ConVIDA”, desenvolvida por 90 estudantes da licenciatura de Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação (ESE) do IPVC, convidou “cada português a, diariamente, conversar com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda”.

“Recuperar uma antiga prática comunitária de comunicação com vizinhos e amigos à janela ou à varanda” é o objetivo do projeto, lançado no passado dia 25 de março.

“Trata-se de uma ação de proximidade e apoio às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos, na sequência do estado de emergência decretado em Portugal”, explicou na altura o IPVC numa nota enviada à imprensa.

O projeto começou em Viana do Castelo para assinalar o dia do Gerontólogo, mas o desafio “acabou por ser abraçado pela Associação Nacional de Gerontologia, e por outras instituições com cursos na área da gerontologia social como Bragança, Porto e Coimbra”.

“Com este projeto pretendemos não só quebrar o isolamento mas também criar uma rede de apoio e de ajuda às pessoas mais idosas, assim como identificar e sinalizar necessidades ou situações de risco vividas por esta faixa etária, ajudando-as a permanecer em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da Covid-19”, explicaram na altura as estudantes, que consideram que “desta forma, com este contacto, vamos diminuir a solidão, o isolamento ou mesmo os sentimentos de insegurança ou de abandono”.

Na página, que criaram nas redes sociais para divulgar a iniciativa, lançaram um apelo: “Vá à janela, convide o seu vizinho mais velhos para uma conversa”.

Prémio Santander UNI-COVID19

O Banco Santander lançou o Prémio Santander UNI-COVID19, com o objetivo de “distinguir e apoiar projetos e ideias que contribuam para responder à situação de emergência, promovidas por jovens universitários e restante comunidade académica”.

Aos vencedores, será atribuído um donativo financeiro que pode chegar ao valor global de 30 mil euros e que se destina à concretização do projeto.

Este apoio é distribuído por três fases, podendo em cada uma serem selecionados vários projetos, dependendo dos montantes que sejam decididos atribuir a cada um deles. Na primeira fase, o projeto “Janelas ConVIDA” foi o primeiro classificado.