Altominho.tv

Como estão a evoluir os casos de Covid-19 nos concelhos do Alto Minho?

O distrito de Viana do Castelo já ultrapassou os 500 casos confirmados de Covid-19. A Altominho TV recolhe diariamente os dados dos 10 concelhos para que possa conhecer a situação em cada um deles.

Os dados ativos por concelho utilizados neste trabalho, são provenientes dos boletins epidemiológicos da Direção-Geral da Saúde e dos relatórios diários publicados por Câmaras Municipais do Alto Minho, que na data de publicação deste artigo apenas são reportados por cinco municípios.

Decidimos utilizar apenas os casos ativos, pois são os que refletem a tendência real de evolução do covid-19 nos concelhos, contrariamente aos casos totais que nunca diminuem apesar do incremento dos casos recuperados e óbitos.

O número total de óbitos e recuperados incorporados no gráfico, referem-se aos dados oficiais disponibilizados pela Delegação de Saúde do Alto Minho.

Apesar da DGS publicar dados por concelho, o número de casos nunca corresponde ao número total de casos no país, situando-se nesta altura nos 84%. Concelhos com menos de três casos confirmados não surgem nos boletins da DGS por razões de confidencialidade. A interpretação dos dados nesta infografia deve ter esses fatores em consideração. 


[atualizado às 10h21 do dia 13/6/2020]