Altominho.tv

Melgaço assegura testes de despiste e diagnóstico às instituições

A Câmara Municipal de Melgaço anunciou que vai assegurar a realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 para os utentes e profissionais das instituições do concelho, tendo contratualizado com um laboratório que assegurará a realização destes localmente, evitando-se deslocações dos possíveis infetados.

Para aceder aos testes, as instituições deverão proceder à identificação do caso, devidamente referenciado pelo Centro de Saúde ou pelo médico responsável dessa entidade com o envio de documento comprovativo, junto do Gabinete de Apoio à Presidência via e-mail gap@cm-melgaco.pt.

A autarquia anunciou ainda mais medidas de reforço às já implementadas com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no município. Foi disponibilizada a cantina do Agrupamento de Escolas de Melgaço para apoio alimentar em caso de necessidade, está a ser preparado o Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios para Hospital Avançado e está já ativada a Pousada da Juventude para alojamento de profissionais de saúde. Refira-se ainda que as reuniões de câmara serão realizadas por vídeo conferência. Encontra-se também já em curso a higienização dos espaços e equipamentos públicos.

O município informou ainda que foi decidido um novo pacote de medidas de apoio social e económico:

-Isenção de juros de mora no atraso do pagamento das faturas referentes aos serviços prestados pelo Município até final de junho, bem como suspensão dos cortes do serviço de abastecimento de água;

-Suspensão do pagamento de rendas dos estabelecimentos comerciais propriedade do Município até final de junho;

-Suspensão do pagamento de rendas dos espaços em funcionamento no Mercado Municipal até final de junho;

-Suspensão do pagamento de taxas referentes à utilização das bancas do mercado Municipal e lugares da Feira Semanal até final de junho;

-Suspensão do pagamento de licenças das esplanadas dos estabelecimentos ligados à restauração.

Recorde-se que o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, confirmou, esta segunda-feira, que um homem de 82 anos, residente na freguesia de Parada do Monte, é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no concelho.

“A pessoa infetada vivia sozinha e foi transportada para o hospital de Viana do Castelo. É possível que tenha mantido contacto com outras pessoas, mas a situação está a ser acompanhada pelos serviços de saúde”, adiantou Manoel Batista à Altominho TV.