A Câmara de Caminha anunciou, esta segunda-feira, que vai encerrar serviços municipais, abrir cantinas para alunos de famílias residentes no concelho com dificuldades económicas e criar uma rede logística de apoio a idosos em situações de isolamento.
Em comunicado, a autarquia explica que, “tendo em conta o evoluir da situação de disseminação da covid-19 e as medidas implementadas nos últimos dois dias pelo Governo de Portugal”, “decidiu avançar para uma nova fase de condicionamento da sua atividade e lançar novas medidas de contenção da doença”.
Entre as medidas restritivas, destaca-se o encerramento de todos os serviços e equipamentos de atendimento ao público, com exceção dos serviços centrais, no edifício do Hospital velho, que se manterão abertos para atender casos urgentes.
A medida abrange o Gabinete de Apoio ao Munícipe, a Biblioteca Municipal, a Ludoteca, o Museu Municipal e todos os Núcleos Museológicos, os equipamentos desportivos, os Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, o Centro de Interpretação da Serra d’Arga, o Abrigo dos Animais. Os mercados municipais de Caminha e Vila Praia de Âncora fecham a partir de quinta-feira.
O município, em articulação com o agrupamento de escolas Sidónio Pais e o Ministério da Educação, “decidiu abrir a EB1 de Caminha como equipamento de retaguarda para todos os filhos de trabalhadores da área da saúde, emergência e polícia, bem como para trabalhadores municipais, de Juntas de Freguesia e de cadeias logísticas de abastecimento de alimentos, bens essenciais ou combustíveis que não possam beneficiar da dispensa para cuidar de filhos menores de 12 anos”.
Para prestar apoio aos filhos dos trabalhadores que cumprem serviços essenciais e apoiar as famílias carenciadas, a autarquia vai abrir a cantina da Escola Básica e Secundária de Caminha.
Outra medida passa pela criação de uma “rede logística de apoio a idosos em situação de isolamento de modo a evitar que os mesmos tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos a supermercados e farmácias”, refere aquela nota.
A Câmara de Caminha está a articular com as Juntas de Freguesia e a Comissão Local de Ação Social a forma de implementação da medida e os pontos de contacto para que o serviço seja solicitado por quem dele precisar.
“Cancelar a reunião de Câmara Descentralizada de Dem, agendada para o dia 30 de março, interditar a presença do público nas reuniões de Câmara dos Paços do Concelho e mandar encerrar todas as casas de banho públicas do concelho” foram outras das medidas anunciadas pelo município.