Altominho.tv

Mais de 400 alunos participam na 18ª edição das Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia do IPVC

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai acolher, de 4 a 6 de março, a 18ª edição das Jornadas da Computação Gráfica e Multimédia (XVIII JCGM), que contará com a participação de quatro centenas de alunos do ensino secundário e profissional de escolas dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo explica que “a interação entre a comunidade empresarial e os estudantes é um importante objetivo destas jornadas”.

“É um espaço no qual as empresas têm a oportunidade de apresentar os seus projetos, tecnologias e produtos que desenvolvem no dia-a-dia e, por outro lado, é também uma oportunidade na qual o IPVC dá a conhecer a sua oferta formativa, os seus recursos e a capacidade instalada para o desenvolvimento de projetos de investigação, em estreita parceria com as empresas”, adiantam na nota enviada à imprensa.

Na edição deste ano estão confirmadas as presenças de diversas empresas e individualidades da área da Computação Gráfica e Multimédia como a Timesymmetry, BrightDigital, Uphold, Sioslife e ARNote.

Durante os três dias do evento, os visitantes terão oportunidade de participar em diversas palestras, workshops, exposições e eventos culturais e desportivos.

O programa inclui uma palestra intitulada “Projetos de Realidade Aumentada, Mobile e IoT”, que contará com a participação de três bolseiros de investigação do IPVC, João Azevedo, José Oliveira e Pedro Martins.

A Biblioteca Barbosa Romero acolhe ainda uma exposição interativa de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos de ECGM e DWM, que incluem diversas aplicações interativas, jogos digitais, produtos audiovisuais, trabalhos gráficos de design, entre outros.

Todas as atividades são gratuitas e estão abertas à comunidade académica.

As jornadas são organizadas pelo Curso Superior de Licenciatura em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia (ECGM) e pelo Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Web e Multimédia (DWM), em parceria com o Núcleo de Estudantes da Computação Gráfica e Multimédia (NCGM) da ESTG.