Altominho.tv

Escola Superior de Educação da UNIPVC acolhe a 21ª edição do Encontro Internacional das Artes

A Escola Superior de Educação da Universidade Politécnica de Viana do Castelo (ESE-UNIPVC) acolhe, nos dias 5 e 6 de novembro, o 21.º Encontro Internacional das Artes (EIA).

Sob o tema «Arte e Educação: entre experiências, processos e criação», o encontro cruza investigação, práticas pedagógicas e criação artística para explorar o lugar das artes em diferentes etapas da vida, das primeiras experiências sensoriais em creche ao contributo da música para o bem-estar no envelhecimento.

A sessão de abertura teve lugar na Biblioteca Professor Luís Mourão.

Já no dia 6, Carla Antunes aborda o jogo dramático e o teatro em contexto educativo, e Pedro Ribeiro parte da obra Caged para refletir sobre a relação entre matéria e sensação.

O programa inclui um simpósio dedicado à criação e à aprendizagem nos primeiros anos de vida, um diálogo sobre o ofício poético e comunicações sobre a afirmação cultural em Maputo, as canções de resistência e memória de Timor-Leste e os desafios da educação artística na Guiné-Bissau.

Nas oficinas, os participantes poderão experimentar a litografia com matrizes de folha de alumínio, explorar o som, a textura e o movimento em contexto de creche e criar instalações interativas numa sessão orientada por María Dolores Álvarez Elipe, da Universidad Rey Juan Carlos.

Os estudantes da ESE-UNIPVC participam com atuações musicais ao longo dos dois dias.

A criação artística ganha também espaço num ciclo de performances, no dia 6, às 16h30, no Auditório. Às 16h50, a Galeria da ESE-UNIPVC inaugura «Olhares», exposição com trabalhos de estudantes da Licenciatura em Educação Básica e do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção Educativa em Creche, com curadoria de Rui Ribeiro.

Fotografia: DR