Altominho.tv

Carnaval traz temperaturas de primavera

Os dias de Carnaval são marcados pelo bom tempo, com céu pouco nublado e subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 26ºC em algumas regiões do país, embora na terça-feira as máximas comecem a descer.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Patrícia Gomes, nos próximos dias prevê-se céu limpo e vento moderado a fraco a soprar do quadrante leste, sendo mais intenso nas terras altas.

“Em relação às temperaturas, hoje [sexta-feira] já sobem, tanto a mínima como a máxima, e vão manter-se mais ou menos nos mesmos valores até segunda-feira”, disse Patrícia Gomes, acrescentando que as temperaturas estão acima do normal para a época.

Na terça-feira, dia de Carnaval, já é esperada uma descida de temperatura e existe uma possibilidade baixa de ocorrência de precipitação.

“Para terça-feira prevê-se um enfraquecimento do anticiclone que vai permitir a aproximação de uma superfície frontal fria que vai dar origem a uma possibilidade de precipitação entre 10 a 35% nas regiões do norte e centro, em especial no litoral”, referiu.

Em relação às temperaturas, Patrícia Gomes adiantou que as mínimas vão rondar os 5 a 11ºC em grande parte do território, sendo nas regiões do interior norte e centro entre os 0 e os 5 graus.

“No que diz respeito à máxima, nos próximos dias e até segunda-feira vão variar entre os 16 e os 25 graus. Os valores mais elevados vão registar-se na região sul, nas regiões do Alentejo e Algarve, e os mais baixos nas regiões do interior norte e centro”, disse.

Para terça-feira de Carnaval está prevista uma descida da temperatura entre três a seis graus comparativamente aos valores a registar esta sexta-feira e no fim-de-semana.

No Alto Minho, há possibilidade de precipitação e os termómetros poderão chegar aos 16 graus de máxima.