Altominho.tv

Viana do Castelo vai lançar a concurso obras em escola por novo valor de 1,9 ME

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a abertura do concurso público da requalificação da escola básica e secundária de Monte da Ola, em Darque, um novo valor de 1,9 milhões de euros.

No início de outubro, em reunião extraordinária, o executivo municipal aprovou o projeto daquela obra pelo valor inicial de 1,8 milhões de euros.

“De acordo com a contratação pública, é obrigatório fazer consulta ao mercado e ter pelo menos duas propostas. O valor final base do concurso público subiu ligeiramente, fixando-se nos 1,9 milhões” explicou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

O socialista José Maria Costa, que falava aos jornalistas no final da reunião camarária de hoje, adiantou que, além da “retificação do valor da empreitada, o executivo aprovou o caderno de encargos e o júri, tramitações necessárias para concurso público ser publicado em Diário da República”, estimando o início das obras para “a Páscoa de 2020”.

A intervenção na escola básica secundária de Monte da Ola, na freguesia de Vila Nova de Anha, será a primeira vez em 32 anos de funcionamento.

O autarca socialista afirmou que aquela intervenção “era uma prioridade” para a autarquia, agora possível através de uma reprogramação do quadro comunitário”.

Adiantou que a obra vai ter um financiamento de um milhão de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O município vai investir 900 mil euros do orçamento do próximo ano”.

Situada na margem esquerda do rio Lima, a escola básica e secundária de Monte da Ola é sede de um agrupamento composto por 14 estabelecimento de ensino, com cerca de 2.200 alunos das freguesias de São Romão do Neiva, Castelo de Neiva, Chafé, Vila Nova de Anha, Darque, Mazarefes, Vila Fria, Alvarães, Subportela, Vila Franca.

A escola que vai ser agora intervencionada tem 557 alunos distribuídos por turmas do 2.º e 3.º ciclos de ensino básico, e ensino secundário.

A intervenção prevê “a substituição de todas as coberturas em fibrocimento, a renovação de todas as infraestruturas de água, saneamento e águas pluviais, requalificação de sanitários, a construção de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, de todo o espaço exterior melhoradas as condições de segurança do pavilhão gimnodesportivo, requalificação da envolvente, reorganização e ampliação da zona de estacionamento”.