Altominho.tv

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à agitação marítima

Viana do Castelo é um dos seis distritos de Portugal continental que estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Também Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso laranja até às 12h00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estes seis distritos passam a aviso amarelo às 12h00, estando este em vigor até às 06h00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 06h44 de hoje e as 06h00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir do início da tarde, aguaceiros, sendo fracos e até meio da tarde na região sul e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental, e soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora, diminuindo de intensidade a partir do final da tarde.

Está também prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 22 (em Faro).

Nos dez concelhos do Alto Minho, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os nove e os 12 graus e as máximas entre os 14 e os 17.

De acordo com o ‘site’ da Marinha, estão totalmente encerradas à navegação as barras de Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Caminha e Póvoa do Varzim.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • Céline
  • Celia
  • boston
  • rencontre
  • witnesses
  • yunited
  • l'échappée
  • Verseaux
  • poly-mirror