Altominho.tv
PIXABAY

Transportes públicos gratuitos em Caminha para passageiros com mais de 65 anos

A Câmara de Caminha vai garantir “transportes públicos rodoviários e coletivos, dentro do concelho”, a passageiros com mais de 65 anos.

Em comunicado, o município explica terem sido aprovados, esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal, “os protocolos que operacionalizam a medida, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART)”.

Os protocolos “foram negociados com duas operadoras, a empresa de Transportes Courense e a Transcovia – Transportes Coletivos de Viana do Castelo, SA)”, e “vigoram até 31 de dezembro”, acrescenta a mesma nota.

“O utente (munícipe/residente) deverá, através de requerimento próprio, solicitar ao município a aplicação da medida PART, o que permitirá a atribuição do respetivo bilhete individual”, especifica a autarquia presidida por Miguel Alves.

Segundo a Câmara de Caminha, o PART “destina-se à redução tarifária nos transportes públicos coletivos e ao aumento da oferta de serviços, tendo por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”.

Trata-se, ao mesmo tempo, de “um instrumento de apoio às famílias, indo ao encontro dos seus hábitos de mobilidade, e que pretende garantir que nunca serão as razões financeiras a impedir as pessoas de optar pelo modo coletivo em detrimento do individual”, adianta.

Os protocolos agora aprovados, adianta a autarquia, vigoram até ao dia 31 de dezembro.

Ainda de acordo com o município, este apoio vem “juntar-se aos transportes escolares gratuitos atribuídos” às crianças do pré-escolar e a alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário.