Altominho.tv

Novo presidente da Turismo Porto e Norte defende taxas aplicadas na promoção turística dos municípios

O novo presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal defendeu que o valor arrecadado pelas taxas turísticas nos municípios seja aplicado na promoção turística, mas também na segurança, limpeza e requalificação urbana.

“O valor arrecadado por essa taxa [turística] seja, de preferência, aplicado na promoção turística do destino e também que seja aplicada noutras questões (…) como as áreas da segurança, a limpeza das cidades, a requalificação urbana” para prestar melhor serviço aos turistas, mas também continuar a prestar o serviço que é necessário aos residentes, avançou hoje Luís Pedro Martins.

Em entrevista à Lusa no âmbito da cerimónia de tomada de posse do cargo de presidente da Comissão Executiva da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), marcada para esta terça-feira, às 17h00, em Viana do Castelo, Luís Pedro Martins afirma que a “pegada ecológica dos turistas” não pode colocar em causa as “questões ambientais, de limpeza, de segurança” e, por isso, defende que as verbas resultantes das taxas turísticas devam ser direcionadas para essas áreas.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da TPNP está agendada para acontecer no Forte Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

Da equipa de Luís Pedro Martins faz também parte o vice-presidente Inácio Ribeiro (PSD), ex-presidente da Câmara de Felgueiras, e o vogal Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura.

Luís Pedro Martins foi eleito no passado dia 18 de janeiro, em eleições antecipadas na sequência da detenção a 18 de outubro e da prisão preventiva do anterior presidente da TPNP, Melchior Moreira, no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária designada por Operação Éter, onde se está a investigar uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública naquela entidade turística.

Fonte: Lusa