Deputado do PS pede equipa permanente da GNR no Parque Nacional da Peneda-Gerês

O deputado do PS eleito por Viana do Castelo José Manuel Carpinteira informou ter questionado o ministro da Administração Interna sobre a criação, a curto prazo, de uma equipa da GNR no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Em comunicado, José Manuel Carpinteira defendeu que “aquela equipa de busca e resgate em montanha, tal como já existe na Serra da Estrela, deveria estar em “permanência” no único parque nacional do país.

José Manuel Carpinteira adiantou ter interpelado o ministro Eduardo Cabrita, na quarta-feira, durante uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local, e referiu ter frisado “que os ambientes de montanha, tal como a serra da Estrela e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, têm vindo ao longo dos anos a sofrer um considerável aumento de atividades ligadas ao desporto de natureza e turismo ativo”.

Na resposta, segundo o deputado socialista, o ministro Eduardo Cabrita garantiu que o Governo está atento, o que se comprova com o reforço de segurança que tem vindo a efetuar na área do Parque Nacional da Peneda Gerês”.

José Manuel Carpinteira justificou a implementação daquela equipa da GNR com “a crescente procura deste tipo de atividades por turistas e praticantes de desportos de natureza” que “tem incrementado, naturalmente, o aumento do número de ocorrências e acidentes, alguns deles graves”, explicou.

“Por este motivo, o Comando do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) tem sido permanentemente solicitado com os mais diversos pedidos de colaboração para efeitos de prevenção e gestão da segurança dos praticantes”, concretizou, destacando que “os acidentes ocorridos no Parque Nacional da Peneda-Gerês têm-se agravado, com ocorrências muito mediáticas que expuseram diversas fragilidades do sistema”.

José Manuel Carpinteira defendeu “ser necessário garantir, de forma especializada, a segurança de todos os que recorrem àquele espaço e a prestação pronta e eficaz do socorro que lhes é devido”.

“Só se consegue esse objetivo com a criação de uma equipa da GNR em permanência com atribuição própria na área de intervenção específica da busca e resgate em montanha na zona de ação do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, sustentou.

O deputado reconheceu ainda “o esforço que este Governo tem realizado na segurança do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nomeadamente com o reforço de vigilantes da natureza e dos GIPS”.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com