Altominho.tv

Projeto de jovens de Caminha vai reflorestar áreas atingidas pelos incêndios no Alto Minho

Preocupados com o impacto dos incêndios no Alto Minho e no Minho, dois jovens do concelho de Caminha idealizaram um projeto para reflorestar as áreas atingidas pelos fogos nos distritos de Viana do Castelo e Braga, e a proposta venceu o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portugal de 2018.

A implementar em parceria com os municípios, o projeto focado na sustentabilidade ambiental será executado com a verba de 80 mil euros e está interligado com a realização de um festival. “Pretendemos com o Festival Foundation Fest sensibilizar, alertar e motivar a comunidade para práticas sustentáveis”, explica Mário Fernandes, que partilha a autoria da proposta com Fabrícia Silva.

“(Re)Florescer o Minho” foi um dos três projetos que nasceu em Caminha, aquando da apresentação do OPJ, e que, entre 232 propostas nacionais, conseguiu ser um dos vencedores, o que para o presidente da autarquia, Miguel Alves, é uma “excelente notícia para o concelho”.

Vilar de Mouros vai acolher, no dia 6 de julho, esta iniciativa, que servirá de ponto de encontro para várias atividades que visam a “consciencialização ecológica acerca da importância da limpeza das florestas, conservação do meio ambiente e uso racional dos percursos naturais”.

O Festival Foundation Fest vai permitir, ao mesmo tempo, angariar verbas para a plantação de novas árvores. “Uma percentagem da bilheteira reverterá a favor da recuperação e reflorestação de zonas ardidas”, afirma Mário Fernandes. O projeto poderá repetir-se nos próximos anos, sempre que o festival tenha lugar no concelho de Caminha.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com