Altominho.tv

Mais de mil idosos vivem sozinhos ou isolados no Alto Minho, segundo a GNR

A GNR sinalizou 1.111 idosos a viver sozinhos ou isolados no distrito de Viana do Castelo em 2018, menos 111 do que na operação “Censos Sénior” realizada em 2017.

Em comunicado, a GNR adianta que, em todo o país, foram sinalizados 45.563 idosos, mais 47 do que na operação realizada no ano anterior.

O maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi no distrito de Vila Real (4.515), seguido da Guarda (4.008), Viseu (3.776), Beja (3.715), Bragança (3.385), Faro (3.165) e Portalegre (3.156).

A GNR explica que a Operação “Censos Sénior” teve como objetivo “atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações de idosos que vivem sozinhos e/ou isolados”.

“As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”, adiantam.

Durante a operação, “os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, no sentido de sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas”.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!