Altominho.tv

Castro Laboreiro vai ‘queimar’ o ano velho

No dia 30 de dezembro, a vila de Castro Laboreiro, em Melgaço, vai despedir-se do Ano Velho com a tradicional queimada galega. A partir das 23h00, o povo sai à rua e despede-se de 2018 em ambiente de grande folia com as tradicionais gaitas de foles.

Segundo a organização, este evento “relembra tempos idos”, onde “na esperança de um ano melhor queima-se a figura do pai velho”.

“Vamos espantar a noite e o frio, com sonoridades de outrora muito ligadas à proximidade com a vizinha Galiza. Assim, as gaitas de foles marcarão presença nas ruas de Castro Laboreiro e contaremos também com algumas surpresas e animação ao longo de todo o percurso, onde o bom humor surpreenderá os participantes”, afirma em comunicado Sónia Nogueira, responsável pelo evento.

O ponto alto do evento culmina com a Queima do Boneco do Ano Velho, num misto de simbolismo e animação, onde será encenada a despedida de 2018.

“Deixaremos em 2018 tudo de mau, fazendo votos para que, 2019 nos traga toda a sorte, saúde e fortuna que tanto desejamos. De seguida, a nossa Bruxa ‘Meiga Mariluche’ provocará arrepios de encanto e terror nos participantes, com o seu afamado esconjuro e Queimada Galega que será dada a provar aos participantes para que, assim, queimem todo o mal e se purifiquem completamente. Só assim 2019 poderá entrar em grande nas nossas vidas”, revela ainda a organização. 

Um dos objetivos da iniciativa, explica Sónia Nogueira, é “recuperar tradições e rituais de tempos remotos, incentivando à participação, quer de turistas quer de gentes da terra”.

A concentração ocorre junto ao posto de turismo e da igreja, no centro de Castro Laboreiro.

A organização é da JUST NATUR – Events & Experiences in Nature, e tem o apoio da Câmara Municipal de Melgaço e da União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!