Altominho.tv

Coros de Viana levam canções de Natal a Melgaço

A Igreja do Convento de Paderne, em Melgaço, vai acolher, este sábado, às 22h00, um concerto de Natal que terá como protagonistas o Coro Junior Viana Vocale e o Coro de Pais da Academia de Música de Viana do Castelo.

Segundo a organização, os dois grupos que, habitualmente atuam em separado, vão juntar-se para interpretar um momento musical com a participação de 100 músicos de duas gerações diferentes, pais e filhas.

O repertório será essencialmente composto por canções de Natal, mas contará ainda com a estreia da canção da Lenda de Inês Negra, a heroína de Melgaço que em 1388, no Reinado de D. João I, lutou durante a guerra pela independência de Portugal contra Castela. A autoria da letra da lenda é de Augusto “Canário” e a música é de Fernando C. Lapa.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto “Sente a História – Ação Promocional de Música & Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o décimo quinto concerto da iniciativa.

A partir das 15h00, vai realizar-se ainda uma visita guiada ao Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek, que reúne um alargado espólio da sétima arte doado ao município pelo investigador, crítico e historiador de cinema com o mesmo nome.

Tanto o concerto como a visita guiada têm entrada gratuita.