Altominho.tv

Praia da Foz do Minho recebe ação de limpeza

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, no próximo sábado, dia 15 de setembro, vai realizar-se uma ação de limpeza na Praia da Foz do Minho, em Caminha.

A atividade vai ser levada a cabo por voluntários, a partir das 17h00, e o ponto de encontro será uma hora antes junto ao mastro da Bandeira Azul.

Todos os interessados podem participar livre e gratuitamente, mas inscrições são obrigatórias, através dos endereços de email ambiente@cm-caminha.pt ou aquamuseu@cm-vncerveira.pt.

A iniciativa é organizada em conjunto pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM), pelo Aquamuseu do Rio Minho e pelo município de Caminha, que apoiará com a recolha dos resíduos, lanches e fornecimento de sacos e luvas.

Segundo a APLM, o lixo marinho visível nas praias é apenas uma pequena percentagem de todo o lixo que existe nos oceanos (15%) e, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (UNEP), 15% do lixo marinho flutua à superfície ou está na coluna de água (a mais de 40 centímetros de profundidade). Os restantes 70% estão nos fundos marinhos, fora da nossa vista.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira, criado por iniciativa da organização Ocean Conservancy, é celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro e tem como objetivo “promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas”.