Altominho.tv

Caminha vai criar gala do desporto para premiar melhores do concelho

A Câmara de Caminha quer promover, a partir de 2019, uma gala anual para premiar os desportistas do concelho e incentivar a prática nas várias modalidades. O regulamento do evento, aprovado quarta-feira passada em reunião camarária, vai entrar em discussão pública durante um período de 30 dias.

O objetivo da autarquia é “distinguir, anualmente, os atletas, clubes, associações e outros agentes desportivos que estejam enquadrados no Associativismo Desportivo do Município de Caminha ou sejam naturais do concelho, e tenham um desempenho desportivo de destaque”.

Além de “premiar os melhores, a iniciativa é sobretudo uma forma de incentivar a prática desportiva e de promover os bons hábitos de saúde e tempos livres junto de toda a população”.

“A Gala do Desporto premiará todos os agentes desportivos que se destacaram, com inegável mérito, em cada ano desportivo. Mas, pretende também premiar todos aqueles que ao longo da sua vida tiveram e têm um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no concelho de Caminha”, explicou o município em comunicado.

De acordo com o regulamento serão oito as categorias a votação, como Associação ou Clube Desportivo do ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do ano, em duas qualidades, masculino e feminino, Treinador(a) do Ano, Atleta Revelação, Atleta de mérito do Desporto Escolar, Mérito Desportivo.

O regulamento prevê ainda a atribuição do Prémio Município de Caminha que “será atribuído a uma instituição que pelos seus grandes feitos alcançados, ou que pela sua perseverança dignificaram e levaram além-fronteiras o bom nome do concelho ou à carreira de um(a) atleta que, já não o sendo, honrou o nome da instituição que representou, confundindo-se com ela e, bem assim, o bom nome do concelho de Caminha”.

O documento, após a fase de discussão pública, será apreciado em Assembleia Municipal, prevendo-se a realização da primeira Gala do Desporto no próximo ano.