Altominho.tv
PIXABAY

Viana do Castelo com nível elevado de exposição aos UV

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Coimbra, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Évora, Beja, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente e o arquipélago da Madeira.

Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real e Bragança e as ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns a norte do Cabo Raso até meio da tarde.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade no interior da região Norte e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Viseu e na Guarda) e os 18 (Faro, Aveiro e Braga) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 31 (em Évora, Beja e Faro).