Altominho.tv

Comédias do Minho convidam espetadores para o palco

‘Ante Mim’, um espetáculo participativo e interativo, vai estar em cena na Aldeia de Pontes, em Castro Laboreiro, esta sexta-feira e sábado, pelas 21h00.

A criação das Comédias do Minho conta com a participação dos espetadores para o desenrolar de algumas cenas.

Uma série de entrevistas a pessoas, de diferentes gerações, que habitam os cinco municípios onde as Comédias do Minho desenvolvem o seu trabalho, foram o arranque para a criação deste espetáculo.

“‘Ante Mim’ serve-se dos cinco sentidos e da liberdade de escolha para viajar entre memórias individuais e coletivas e dar a conhecer a responsabilidade das escolhas”, garantem as Comédias do Minho.

Através da participação física na resolução de tarefas e do uso das tecnologias, o espetador tem diante de si a possibilidade de passar de espetador a interveniente. Nesta experiência interativa, o público é convidado a navegar entre cinco cenários coletivos como a procissão, a tainada, o baile, entre outros.

‘Como é que os sentidos moldam a forma como nos relacionamos connosco mesmos, com os outros, e com o mundo onde vivemos? O que é que eles dizem de nós, da forma como cada um está no mundo?’, são as questões que a organização pretende ver respondidas pelos participantes no final desta experiência.

O espetáculo acontece em cinco contextos diferentes nos cinco municípios do Vale do Minho: um mosteiro do século XII, uma inverneira, um teatro, uma casa minhota e uma quinta secreta.

Para as sessões em Melgaço, a organização disponibiliza transporte a partir da Casa da Cultura, às 19h45. O autocarro tem lotação de 50 pessoas, pelo que se deve proceder às inscrições prévias na Casa da Cultura. A lotação de cada espetáculo é de, aproximadamente, 100 pessoas.

O espetáculo tem entrada livre e destina-se a pessoas com mais de 12 anos. A organização aconselha o uso de roupa adequada e calçado confortável.