Altominho.tv

Câmara de Caminha abre concurso para requalificação da Escola EB 2/3 Sidónio Pais

A Câmara de Caminha aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, um investimento que ronda os três milhões de euros.

Segundo a autarquia, a obra “tem por objetivo reabilitar os edifícios existentes, respeitando a estrutura original, restaurando os revestimentos interiores, substituindo caixilharias e cobertura, entre outros aspetos”.

O complexo escolar será “ampliado, sem prejuízo dos espaços ao ar livre, e dotado de mais 15 salas de aula, sendo duas delas laboratórios”.

Da intervenção “resultará um conjunto funcional, moderno e sustentável, onde a comunidade escolar encontrará condições de conforto facilitadoras do ensino e da aprendizagem”.

De acordo com o vereador das Obras Públicas, Rui Lages, “trata-se de um avultado investimento em prol da escola pública de qualidade, dando melhores condições e oportunidades aos alunos, professores e auxiliares”.

Rui Lages recorda que “passaram várias décadas sem nenhuma intervenção de fundo neste complexo escolar” e sublinha que “este é o momento de dar dignidade a um estabelecimento de ensino que, ao longo dos anos, tem formado milhares de crianças e jovens”.

A requalificação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, situada na freguesia de Vilarelho, chegou a estar “prevista pela Parque Escolar, mas, “com o abandono da estratégia” delineada pelo Governo anterior, acabou por não beneficiar da intervenção.