Altominho.tv

Cerca de 10 mil participantes nos Encontros de Cinema de Viana do Castelo

Cerca de 10 mil alunos de todo o país e da Galiza estão inscritos na 18.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que vai decorrer entre 02 e 07 de maio, anunciou hoje a organização.

“Estamos deveras surpreendidos. Antes das atividades terem início temos 10 mil fichas de inscrição. São alunos, principalmente da região, mas também de todo o país e da vizinha Galiza, como da Universidade de Santiago de Compostela e do Instituto de Artes e Imagens de Vigo”, afirmou o diretor de produção do evento, Rui Ramos.

O responsável da Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, organizadora do evento, que falava em conferência de imprensa, adiantou que, este ano, ao festival de vídeo escolar “Ação 04” concorreram 350 filmes de animação, ficção e documentário de acordo com as seis categorias, segundo o nível de ensino.

“Este festival tem vindo sempre a aumentar o número de filmes a concurso, denotando uma atividade mais energética de produção de filmes em contexto de escola, a nível nacional, seja através de clubes de cinema ou de professores interessados na construção de filmes e narrativas”, sustentou Rui Ramos durante a apresentação da 18.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo.

Dos 350 filmes que se apresentaram a concurso foram selecionados 23, que vão ser exibidos no dia 02 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, distribuídos por duas sessões que abrangem os diferentes níveis de ensino.

O “Ação 04” é um festival destinado a filmes feitos em contexto escolar e abrange todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo do ensino básico até ao secundário e ao profissional.

A secção competitiva dos Encontros de Cinema, intitulada “Primeiro Olhar”, é outro dos destaques da 18.ª edição. Trata-se de uma secção destinada a promover o documentarismo realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou ainda por participantes em cursos de formação nessa área.

Os Encontros de Cinema de Viana, cuja organização conta com o apoio da câmara municipal local, incluem, dias 03 e 04 maio, a sétima edição da Conferência Internacional de Cinema de Viana, “que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação (ESSE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo(IPVC), para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura.

O primeiro Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, “com presença confirmada de 30 cineclubes dos dois países”, as secções destinadas às escolas do concelho, num total de 46, a “Escola no Cinema”, “Trabalhos de Casa”, “Histórias na Praça”, e “O filme da minha vida” são outros dos destaques do festival de cinema.

Presente no encontro com os jornalistas, que decorreu na escola secundária de Monserrate, onde decorrem vários projetos dinamizados pela Ao Norte com estudantes da área do audiovisual, a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo explicou que a escolha daquele estabelecimento de ensino “não foi por acaso”.

“Os Encontros de Cinema de Viana do castelo têm vindo a ganhar projeção especial junto do público escolar”, sustentou Maria José Guerreiro, apelando às escolas que “ainda não se envolveram neste ambiente de cinema na escola para que o façam na próxima edição”.