Altominho.tv

Ação de educação ambiental vai mostrar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar

Cerca de 6 toneladas, foi a quantidade de vidro recolhida em 2017, durante a Festa do Alvarinho e do Fumeiro.

«É um Ecoevento Nacional de referência, o maior produtor de vidro do país!», certifica a Valorminho, empresa de referência no setor ambiental a nível regional, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos no Vale do Minho.

Na edição deste ano, que decorre de 27 a 29 de abril, a empresa pretende maximizar o vidro e recolher também embalagens de plástico e metal e de papel e cartão.

Este ano a Festa acolherá a ação de educação ambiental ‘A NOSSA CASA É UM PLANETA’, aberta à participação de adultos e crianças, e a decorrer em diferentes horários, durante os três dias do certame.

O projeto é resultado de um trabalho conjunto das empresas ALGAR, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR e VALORMINHO, e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem serão assim abordadas de uma forma inovadora, utilizando como recursos planetários itinerantes e três filmes projetados em 360º, o que possibilitará uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. «Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.», afirma Dora Guterres, da Valorminho.

“Os filmes contam a história de dois irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, consoante o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que vai alertar e explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos fazem em casa”, adiantou ainda o Município em comunicado.

 

Redes Sociais

Mais de 40.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!