Altominho.tv

Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2018 aumenta 1ME para 13,3 ME

A Câmara e a Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovaram por maioria o orçamento para 2018, no valor de 13,2 milhões de euros, mais um milhão de euros do que o de 2017, anunciou hoje fonte autárquica.

A maioria, liderada pelo independente Fernando Nogueira (movimento Pence – Pensar Cerveira), considerou que se trata de um orçamento que apresenta um “assinalável esforço” do município, sublinhando o aumento “na ordem dos 40%”, face a 2017, das verbas para as funções sociais.

“Procurámos elaborar um documento com base em contratos que existem e verbas asseguradas e não em pressupostos ou previsões. Optámos por colocar só aquilo que é exequível e realista. Se houver candidaturas [a fundos comunitários] entretanto aprovadas, faremos uma revisão em abril para as incorporar”, realçou o presidente da Câmara Municipal, citado num comunicado.

Já Carla Segadães, da oposição socialista, justificou a abstenção, em declarações à agência Lusa, observando que o orçamento “deveria ser mais ambicioso”. Considerou ainda que o município deve ser “um referencial de estabilidade” e que o executivo deve ter condições para concretizar o orçamento e as grandes opções do plano para 2018.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, é liderada pelo movimento independente Pence – Pensar Cerveira, com três eleitos, estando a oposição representada por dois vereadores do PS.

Nas autárquicas de 01 de outubro, o Pence – Pensar Cerveira conseguiu também maioria na Assembleia Municipal, com 16 eleitos. O PS tem nove deputados municipais e o PSD um.