Altominho.tv

Cerveira regista resultado líquido positivo superior a 1 milhão de euros em 2024

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira encerrou o exercício financeiro de 2024 com um resultado líquido positivo superior a um milhão de euros, pelo terceiro ano consecutivo, foi hoje divulgado.

O Relatório de Contas, já aprovado por unanimidade em reunião de Câmara e por maioria em Assembleia Municipal, “revela uma gestão financeira municipal pautada por forte dinamismo, crescimento sustentado e compromisso com o desenvolvimento local”.

O executivo municipal sublinha que a execução da despesa não foi total devido a atrasos na operacionalização de projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os investimentos realizados, destaca-se a inauguração do Palco das Artes, uma nova infraestrutura cultural com um custo de 3,9 milhões de euros, que acolheu já diversas manifestações artísticas e eventos. 

Em matéria de apoio social e educativo, a autarquia manteve o investimento nas freguesias (864 mil euros), associações (250 mil euros) e IPSS’s (125 mil euros), além do reforço de programas escolares e transportes para os alunos do concelho. A área da educação absorveu, no total, cerca de 607 mil euros. 

Foram ainda concretizados novos projetos estruturantes como o Albergue de Loivo, a Área Empresarial de Sapardos e o Edifício de Apoio à Ecopista em Campos. Estes investimentos enquadram-se nas Grandes Opções do Plano e contribuíram para uma execução financeira de 5,6 milhões de euros, com o orçamento da despesa a atingir os 14,7 milhões e o da receita os 20,7 milhões de euros, em valores líquidos cobrados. 

Para o presidente da Câmara, Rui Teixeira, “este resultado demonstra que é possível governar com responsabilidade, sem comprometer o investimento no futuro. A estabilidade financeira do município permite-nos continuar a apoiar as pessoas, a cultura, a educação e a nossa economia local, sem hipotecar as gerações futuras”.