A explosão num armazém de pirotecnia na localidade de Guillarei, em Tui, causou três feridos ligeiros, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Valença, Miguel Lourenço.
Segundo o comandante da corporação de Valença, os feridos foram já transportados para uma unidade de saúde espanhola.
Uma fonte da proteção civil disse, em declarações à Lusa, que a explosão provocou “danos e incêndios em habitações situadas nas proximidades”.
Os Bombeiros Voluntários de Valença, no total de 13 operacionais e cinco viaturas, foram acionados às 15h26, tendo-se deslocado ao local para apoiar os meios espanhóis que se encontram no terreno. Os operacionais no terreno estão a combater o incêndio e a efetuar buscas junto às instalações galegas.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, a explosão foi “bastante forte”.
Testemunhas a viver em Valença, nas freguesias de Verdoejo, Ganfei e arredores, “sentiram as casas a abanar durante a explosão”.
Segundo o comandante da corporação de Valença, a explosão foi mesmo sentida no quartel dos bombeiros e na freguesia de Ganfei “num raio de seis/sete quilómetros”.
A mesma fonte adiantou que a fábrica de pirotecnia não está licenciada.
A Câmara Municipal de Valença já emitiu um comunicado a pedir à população para manter a calma, garantindo que não existem “danos de maior” no concelho.
A explosão ocorreu por volta das 15h25.
(EM ATUALIZAÇÃO)










