Altominho.tv

Cerveira promove ações de gestão do território e prevenção de incêndios rurais 

O município de Vila Nova de Cerveira vai dinamizar, durante o mês de junho, duas sessões de sensibilização dedicadas à prevenção de incêndios rurais nas freguesias de Sopo e Covas. A iniciativa integra o projeto “Condomínio de Aldeia”, um programa de apoio às comunidades inseridas em territórios florestais que está atualmente a ser desenvolvido nestas localidades.

Sob o tema “Formação da Comunidade para a Gestão do Fogo”, as ações têm como principal objetivo envolver residentes, proprietários de terrenos e agentes locais na adoção de práticas que contribuam para uma melhor gestão da paisagem e para a diminuição do risco de incêndio. A iniciativa pretende ainda promover o conhecimento sobre medidas de proteção do território e aumentar a resiliência das comunidades perante o fogo rural.

As sessões decorrem no dia 5 de junho, na Junta de Freguesia de Sopo, e no dia 9 de junho, na Junta de Freguesia de Covas, ambas às 18h00. A condução dos trabalhos estará a cargo de Emanuel Oliveira, investigador especializado em gestão do fogo e sustentabilidade dos ecossistemas rurais, que irá abordar estratégias de prevenção, ordenamento da paisagem e redução da vulnerabilidade aos incêndios.

Paralelamente às ações de sensibilização, encontram-se em execução intervenções de reconversão de áreas florestais para utilizações agrícolas e silvopastoris. Os trabalhos abrangem uma área total de 11,74 hectares, distribuídos entre os lugares de Vilarinho, em Covas, e Pardelhas, em Sopo.

A intervenção prevê a criação de faixas de gestão de combustível numa largura de 100 metros em torno dos aglomerados populacionais, contribuindo para reduzir a carga combustível, reforçar a proteção das zonas habitadas e melhorar as condições de defesa da floresta.

Com conclusão prevista para o final de julho, o projeto representa um investimento de cerca de 106 mil euros, financiado através da candidatura n.º 239 ao Aviso de Abertura de Concurso n.º 04/C08-i01/2023 – Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, aprovada pelo Fundo Ambiental.

Foto: Vila Nova de Cerveira