Altominho.tv

Gouveia e Melo confirma candidatura à Presidência da República

O Almirante Henrique Gouveia e Melo confirmou oficialmente a sua candidatura à Presidência da República, com as eleições agendadas para 25 de janeiro de 2026. A formalização da candidatura está prevista para o dia 29 de maio.

Em entrevista à Rádio Renascença, Gouveia e Melo afirmou: “A minha decisão é avançar com a candidatura à Presidência da República… Ela será anunciada formalmente no dia 29 de maio” .

Entre os motivos que o levaram a tomar esta decisão, o ex-Chefe do Estado-Maior da Armada destacou a instabilidade política em Portugal, a guerra na Ucrânia e a recente vitória de Donald Trump nos Estados Unidos. Gouveia e Melo considera que o país enfrenta desafios que exigem uma liderança com “visão estratégica” e capacidade de contribuir de forma decisiva para a estruturação da política a médio e longo prazo .

Distanciando-se do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Gouveia e Melo afirmou: “Somos pessoas muito diferentes e, caso os portugueses considerem que eu tenho condições para ser Presidente da República, a minha forma de atuar será muito diferente do atual Presidente” .

Gouveia e Melo ganhou notoriedade pública ao liderar a task force responsável pelo plano de vacinação contra a COVID-19 em 2021. Posteriormente, assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada até 2024.

Com esta confirmação, o Almirante junta-se a outros candidatos já anunciados para as eleições presidenciais de 2026, incluindo André Ventura (CHEGA), Luís Marques Mendes (PSD), Joana Amaral Dias (ADN) e Mariana Leitão (Iniciativa Liberal)