A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou por unanimidade, em reunião ordinária do executivo, uma moção que sublinha a importância do investimento em creches no concelho e apela à criação de um programa nacional de apoio à expansão da rede de creches, com financiamento adequado por parte do Governo.
O documento realça que a conciliação entre a vida profissional e familiar é um dos principais desafios das famílias e destaca o papel essencial das creches nesse equilíbrio. A autarquia recorda que tem vindo a assumir um compromisso com as famílias, através do planeamento e criação de novos equipamentos para creches do concelho.
A moção recorda ainda que em 2024, a autarquia reconverteu a antiga Escola do 1.º Ciclo de Deocriste numa nova creche, em parceria com o Centro Social de Lanheses, com capacidade para 42 crianças. Está também prevista a construção de uma nova creche em Mazarefes, no âmbito do PDCT 2030 do Alto Minho, também para 42 crianças.
A abertura de uma terceira creche em Chafé, igualmente com capacidade para 42 crianças, está também em estudo.
Com estas iniciativas, a Câmara Municipal prevê criar mais de 100 novas vagas no concelho, “contribuindo para aumentar a taxa de cobertura e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento das crianças, uma vez que o número atual de vagas é manifestamente insuficiente a nível concelhio e nacional”.
A moção será remetida ao “Governo e aos Grupos Parlamentares presentes na Assembleia da República, para que seja apreciada e discutida, apelando ao reforço das verbas e das políticas públicas destinadas ao apoio à infância, em articulação com os municípios e instituições sociais”.









