Uma edição limitada de 500 alfinetes em Filigrana Certificada, o envolvimento das ourivesarias de Viana do Castelo, demonstrações ao vivo e um concurso com três joias avaliadas em mais de 1.300 euros são algumas das iniciativas preparadas pela VianaFestas para valorizar a filigrana certificada durante a Romaria d’Agonia 2026.
A iniciativa pretende colocar novamente a filigrana, os seus artesãos e, este ano, as ourivesarias vianenses no centro da programação, reforçando a qualidade da Feira de Artesanato e a ligação entre a Romaria, o comércio local e a comunidade.
O presidente da VianaFestas destacou a crescente notoriedade da Feira de Artesanato e a importância de garantir que o seu crescimento continue associado à autenticidade e à qualidade das artes tradicionais.
“Queremos que a Feira de Artesanato continue a afirmar-se pela qualidade, pela autenticidade e pela valorização das artes tradicionais. A filigrana é um símbolo do bem ourar, profundamente ligado à identidade de Viana do Castelo e à Romaria d’Agonia. Valorizá-la é também valorizar os artesãos, as ourivesarias e um conhecimento que importa preservar e transmitir”, afirmou.
Entre as principais novidades está o lançamento de uma edição limitada de 500 alfinetes numerados em Filigrana Manual Certificada, produzidos artesanalmente por Inês Barbosa.
Inspirada na devoção que move a Romaria, a peça representa Nossa Senhora d’Agonia, esmaltada à mão, com um manto em tonalidade roxa e apontamentos em branco. É produzida em prata 925, banhada a ouro de 24 quilates.
Metade das peças será comercializada pela VianaFestas nos postos oficiais da Romaria. As restantes 250 serão disponibilizadas às ourivesarias de Viana do Castelo que pretendam associar-se à iniciativa.
A partir de 7 de agosto, irá decorrer a segunda edição do concurso “O meu coração bate por Viana” promovido pela VianaFestas e pela Inês Barbosa, onde os participantes serão desafiados a completar, nas redes sociais da Romaria d’Agonia, a frase “O meu coração une-se à Romaria porque…”.
O concurso atribuirá três prémios: um Coração de Viana em ouro de 19,25 quilates e Filigrana Certificada, no valor de 1.025 euros; uns Brincos Conta de Viana em ouro, no valor estimado de 200 euros; e uns Brincos de Rainha em prata dourada, no valor estimado de 80 euros.
As iniciativas contam com a colaboração da Alma do Fio – Associação da Arte Filigraneira de Portugal e reforçam a aposta da VianaFestas num artesanato manual, identitário, genuíno e certificado.
A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia abre as portas a 7 de agosto, o primeiro momento do programa da maior Romaria de Portugal em Viana do Castelo com mais de 50 artesãos ao longo do jardim público.
Foto: VianaFestas










